quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA AS CRIANÇAS

Bom dia! Gente, segue um resumo da palavra ministrada pela Cris Poli, apresentadora do programa Supernanny,  na Igreja do Pastor Jorge Linhares em Belo Horizonte-MG. O Pastor Reginaldo que me encaminhou e solicitou a postagem. Gostei muito! Vale a pena conferir!

Desejo a todos, um excelente Reveillon e que o ano de 2.011 seja repleto de felicidade, saúde, amor e paz. Que Jesus esteja presente em sua vida em todos os dias do ano e derrame muitas bênçãos sobre você e sua família!

FELIZ ANO NOVO!


EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA AS CRIANÇAS
CRIS POLI

EDUCAR É TRANSMITIR VIDA (Dt. 6:6-9)
  • A educação não é algo que se ensina com horário e local específico, ela deve acontecer em todo o tempo.
  • A criança deve ser educada desde bebê, ali ela já deve entender princípios e valores.
  • Educação deve ser transmissão de vida, se a Palavra de Deus é a nossa base, então é isso que a criança vai aprender através de nós.
  • A criança desenvolve sua personalidade de 0 a 6 anos. É aqui que o barro está mais fácil de ser moldado.
  • Sofremos hoje na sociedade a consequência da omissão na educação em relação a nossos filhos.

A EDUCAÇÃO BASEADA NA PALAVRA
  • O ser humano muda, mas não a Palavra de Deus.
  • A escola não é responsável pela educação das crianças, mas deve ser parceira, por isso é importantíssimo que os pais escolham escolas que estejam em linha com aquilo que eles estão ensinando aos seus filhos (Sl.127:4). Os filhos são flechas, mas quem as lança são os pais, por isso a escola, a babá, os tios e avós precisam estar em linha com o que os pais estão ensinando para que os filhos não percam o alvo. Então:
1. A educação começa em casa.
2. Os pais são os responsáveis por esta educação.
3. A educação começa quando a criança é ainda um bebê.

PRINCÍPIOS DA PALAVRA QUE DEVEM SER ENSINADOS
  • (Pv. 22:5) devemos ensinar os princípios da palavra para a criança no caminho em que ela deve andar e não o. Pois a criança deve aprender através do exemplo dos pais. Vejamos, então, alguns destes princípios:

PRINCÍPIO DE AUTORIDADE
  • A autoridade deve ser reconhecida e não imposta. Os pais já são autoridades na vida dos filhos e por isso não precisam provar nada, nem impor esta autoridade, mas, através do exemplo, conquistar seus coração e levá-los a reconhecer a autoridade que está sobre eles.

PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE
  • A responsabilidade da educação dos filhos é dos pais e não da escola, da babá, da empregada, dos tios ou avós, estes são colaboradores, mas a responsabilidade continua sendo dos pais.
  • Pais que trabalham não podem negligenciar esta responsabilidade, quando chegam em casa precisa saber tudo que aconteceu e estabelecer os limites, regras e disciplinas. Pais que trabalham fora têm a tendência de serem negligentes por causa do sentimento de culpa por não estarem em casa todo o tempo.

PRINCÍPIO DO RESPEITO
  • O respeito se ensina respeitando. Se respeitamos nossos filhos, eles nos respeitarão; se respeitamos as pessoas, então nossos filhos respeitaram os outros também.
  • Respeitar é: dar atenção, honra e consideração.
  • O respeito não pode ser estabelecido pelo medo ou imposição, pois o medo não educa.

PRINCÍPIO DOS LIMITES
  • Os limites dão segurança às crianças, saber até onde pode ir, o que pode fazer ou não, horários, principalmente para dormir.

PRINCÍPIO DA ROTINA
  • Estabelecer ordem e organização. Nosso Deus é um Deus de ordem, devemos fazer de nosso lar um lugar onde os valores do Reino de Deus possam ser vistos.

PRINCÍPIO DO TEMPO DE QUALIDADE
  • Independente do tempo que temos com nossos filhos, se muito ou pouco, este tempo precisa ser de qualidade para ensinar, ouvir, brincar, educar...

PRINCÍPIO DA DISCIPLINA
  • Disciplina é sinônimo de ensino. A disciplina é demonstração de amor. O momento da disciplina a criança pode não gostar, mas entenderá que é para seu bem se for disciplinada de forma correta.

PRINCÍPIO DO ELOGIO
  • Precisamos aprovar coisas corretas, elogiar, incentivar, ameaças não produzem tanto quanto o elogio e, muitas vezes, as ameaças não podem ser cumpridas e os pais perdem a autoridade.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Idéias para 2.011

Bom dia! O ano de 2.010 está acabando e 2.011 está batendo à porta. Este ano para mim foi (no passado, pois já está no finzinho) o ano da mudança, da cura, da restauração e da libertação. Foi o ano em que conheci Jesus, fui batizada e tive experiências nos caminhos do Senhor. Foi o ano em que o Senhor me chamou para o Ministério Infantil, há cerca de 4 meses, e, de repente, fui surpreendida com um imenso amor por este chamado e uma vontade imensa de arregaçar as mangas para auxiliar as crianças em sua caminhada e também para aprimorar este ministério. Glória ao Senhor pelo que tem feito em minha vida! Queria também agradecer a todos os irmãos e irmãos na fé da Comunidade El Shadday. Todos são responsáveis pelo meu crescimento de alguma forma. A lista é grande e não me aventurarei a enumerá-los sob pena de esquecer alguém. Hihi!!! De uma forma epecial, queria agradecer a minha mãe Alessandra pelo que tem me ensinado, pela paciência, pelo aluguel dos ouvidos, pelo exemplo que significa para mim de uma mulher sábia, de uma vida voltada ao Senhor, dentre outras coisas. À Pastora Miriam por ser a nossa referência, por sempre se dirigir a nós com aquele amor maternal. Ao meu maridão, pelo auxílio prestado nessa caminhada da fé, pela compreensão e incentivo diários. MUITO OBRIGADA!

Após o "momento sentimental", vamos falar sobre o Ministério Infantil. Como falei para a Pastora Mirian, estou com umas idéias novas para estimular as crianças em algumas áreas a partir no ano que vem. A tia Tacy também. Vou postar aqui algumas idéias para que todas as tias tenham acesso e possamos discutí-las em reunião.Tacy, se quiser, pode me mandar as suas idéias para que eu divulgue aqui. O que vou apresentar são idéias retiradas de outros sites aos quais farei referência. Espero que gostem!

"FEIRINHA
Sua importância e finalidade

A feirinha tem como objetivos promover a Ação Social e Crescimento do Corpo de Cristo. A feirinha é um evento que deve durar em média 8 semanas, durante as quais os alunos recebem Siclos (dinheirinhos) por cada tarefa cumprida (trazer visitante vale 5 siclos, decorar o versículo da semana vale 2 siclos , trazer a bíblia vale 1 siclo).

Os siclos que as crianças ganharem servirão para comprar os diversos produtos da feirinha. É comum haver um aumento considerado no número de alunos na classe após a feirinha, por isso é importante que o professor se prepare para enfrentar essa nova realidade, criando condições para que os novos convertidos experimentem o crescimento espiritual.

O sucesso da feirinha dependerá do empenho dos professores, que mobilizarão toda a igreja para que a mesma doe os brindes. Quanto mais brindes menor serão os preços. O término da feirinha deve, de preferência, coincidir com uma data festiva (Dia da criança , Natal etc ) onde a criança poderá fazer suas compras independente da participação dos pais. Este será um dia em que os pais pedem aos filhos dinheiro para comprar um lanche, ou um brinde qualquer já que a moeda corrrente no pais (Real) não terá poder de compra. Pode-se conseguir os brindes na igreja ou no comércio.

Algumas vezes recebemos doações simples (canetas, revistinhas, bolas etc) ou presentes mais caros (autoramas, bicicletas etc). Os professores devem ter o cuidado para não aceitar doações anti-cristãs (papai noel, coelhinhos da páscoa, revistas de seitas etc) ou brinquedos que podem estimular a violência (canivetes, fogos de artifícios, revolveres de plástico etc).

Deve-se ter o cuidado de manter o controle dos siclos distribuidos a fim de evitar fraudes (dinheirinhos falsos). O valor total do brindes colocados a venda na feirinha deve ser superior a valor total dos siclos distribuidos.

As sobras (não perecíveis) devem ser guardadas para outros eventos. Entre os brindes normalmente doados encontram-se brinquedos, bolas, roupas , calçados, pipocas, livros, revistinhas, lembracinhas, lápis com borracha, apontador, picolés, sorvetes, doces, salgados, refrigerantes, água mineral, bijouterias, biscoitos, escovas dentais, ventiladores, bolsas material higiênico, pipas, etc.

De preferência realize a feirinha no sábado, ou em outro dia que não seja o domingo, para que possam também ser realizadas outras atividades complementares à feirinha, de maneira que não entre em conflito com a programação normal da Igreja.
Obs: Imprima o dinheiro da seguinte maneira:
10 talentos - em papel rosa;
05 talentos - em papel azul;
01 talento - em papel verde.

Se desejar, você poderá adquiriR da editora SOCEP o
Dinheirinho Infatil Zumpt Socep. Contem:5 notas de 1 real, 5 notas de 2 reais, 5 notas de 5 reais,5 notas de 10 reais, 5 notas de 20 reais, 5 notas de 50 reais e 5 notas de 100 reais.

EDITADO
Outra idéia sugerida pela Lina no
Orkut foi a criação (planilha do excel que ela fez com o nome e data até o final da revista). O dinheirinho recebido pelos alunos são devolvidos ao término da aula e depositados no Banco. A idéia do banco é para evitar as perdas, roubos e choradeiras :wink: "


Postado por Roberto em http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=2268

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Noite do Pijama

Boa noite! Queridos (as), no dia 10 de dezembro foi realizada a nossa 1ª Noite do Pijama. Bem, digo a 1ª, graças a Deus, devido ao "sucesso" que foi este evento. Tenho certeza que não só em mim ficou o gostinho de "quero mais" e que próximos virão. Foram momentos muito agradáveis ao lado das crianças, das tias e de todos que de alguma forma contribuíram durante a realização desta noite maravilhosa que tivemos. Nossa, como ficou tudo tão lindo! Pastora Mirian, a senhora surpreendeu. Fiquei tocada com o amor com que pensou em cada detalhe.

As atividades desenvolvidas foram: filme no telão com direito a pipoca e suco, momento de oração, desfile, jogos, salão de beleza para as meninas e games para os meninos, hora do lanchinho com coreografia da Tia Valesca e batata frita, pizza, sorvete, refrigerante, ministração sobre medo com lanternas, inclusive com o aparecimento de um filhotinho de gato totalmente inusitado, "guerra" de travesseiros, muitas brincadeiras e diversão garantida. A decoração do templo estava impecável e as lembrancinhas preparadas pela Pastora Mirian... nossa, um sonho! Sonho é a única palavra que achei capaz de definir os quadrinhos que cada criança recebeu ao final juntamente com uma caixinha recheada de guloseimas.

Ai eu quero mais! Criançada, obrigada pelos momentos. Foram inesquecíveis! Tenham certeza de que cada um de vocês está guardadinho no meu coração. Amo vocês!

Ha! Marido, obrigada pela compreensão e ajuda. Como sempre, foi fundamental!

Beijos a todos!




















































sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Material sobre louvor e adoração 1


CARTÃOZINHO


Explicar para as crianças que louvor é como um presente que nós damos para Deus. Cada criança deve pensar em alguma forma de presentear a Deus e escrever no cartão.


 
TEXTO-BASE DA LIÇÃO

Qual o significado de louvor?
 O louvor no Antigo Testamento é basicamente definido por três palavras:
Barak (bendizer)
Yadah (dar graças)
Balal (aleluia – louvai ao Senhor)
 
A quem então devemos louvar?
Somente ao Senhor nosso Deus
Não devemos louvar-nos a nós mesmos (2 Coríntios 10:12)
 
Porque devemos louvar?
Porque Deus é bom (1 Crônicas 16:34)
Para exaltar o poder de Deus (Salmo 21:13; Salmo 103:1-5)
Para que os demônios saiam (1 Samuel 16:22-23)
Para se fazerem conhecidas as obras de Deus (Salmo 105:1-3)
Para nos apresentarmos ao Senhor (Salmo 100:4)
Porque Deus habita nos louvores (Salmo 22:3)
 
O que acontece quando louvamos?
O inferno estremece e os demônios se abalam (1Samuel 16:22-23)
Nosso coração se enche de alegria (Salmo 100:1-2)
 
Como devemos louvar?
Voluntariamente (Juízes 5:2)
Com instrumentos e cânticos (Salmo 33)
Com palmas e voz de triunfo (Salmo 47:1)
Louvai com danças (Salmo 150:4)
Em Ações de Graças (Salmo 147:7)
Com sacrifícios, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome (Hebreus 13:15)
 No seu santuário (Salmo 150)
De todo o meu coração (Salmo 9:1-2)
 
Quando devemos louvar?
A todo tempo (Salmo 34:1)
 
Quem deve louvar?
  Eu e você (Salmo 71:22)
  Os anjos (Salmo 148:2)
Os astros celestes (Salmo 148:3)
Tudo o que vive (Salmo 150:6)
 
E se eu e você não quisermos louvar?
As pedras clamarão em nosso lugar (Lucas 19:36-40)


DINÂMICA

Colocar esses cartões dentro de uma caixa e embrulhar como se fosse uma caixa de presente. Explicar para os alunos que este é um presente especial, porque é um presente que nós damos a Deus. Explicar que o louvor sincero é igual a um presente.



Nos cartões de lembrancinha, você pode escrever: 

FALAR A VERDADE - ORAR - SER GRATO - LER A BÍBLIA - OBEDIÊNCIA AOS PAIS - SER PACIENTE - HONRAR PAI E MÃE - AMAR AS PESSOAS - COMPARTILHAR - OFERTAR


OBS: Para fazer o download pelo site, é necessário cadastrar-se. No entanto, eu tenho todos os arquivos salvos para quem interessar.

O que acharam?

Beijos